Segundo agência estatal, internet sem fio ultraveloz já está disponível em 50 cidades do país asiático
A China acaba de botar no ar a maior rede 5G do mundo, informou nesta sexta-feira a CNN.
As três operadoras estatais de telecomunicações — China Unicom, China Mobile e China Telecom — já oferecem planos de internet ultrarrápida sem fio de quinta geração a preços iniciais equivalentes a US$ 18, com franquia de dados de 30GB por mês.
De acordo com a agência estatal Xinhua, os serviços 5G já estão disponíveis em 50 cidades chinesas, Xangai e Shenzhen, além da capital Pequim. Só em Xangai, 12 mil antenas de celular (também conhecidas como estações rádio-base, ou ERBs) foram ativadas para suprir a cobertura da nova tecnologia.
Outros países já começaram a adotar serviços 5G, como Coreia do Sul e EUA, mas a rede chinesa é maior, de acordo com a Berstein Research, o que lhe dará vantagem estratégica no setor.
Há 850 milhões de internautas no país asiático, de acordo com a Xinhua, e analistas preveem que no ano que vem 110 milhões deles estejam usando o 5G.
No desdobramento da internet ultraveloz, a chinesa Huawei — que está na mira dos EUA, acusada de utilizar seus aparelhos de rede para suposta espionagem — tem papel essencial, pois seus equipamentos de telecomunicações são usados pelas três operadoras da China, especialmente a China Mobile.
Ao mesmo tempo, vários fabricantes locais de smartphones começaram a lançar aparelhos 5G no país asiático.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/11/china-bota-no-ar-maior-rede-5g-do-planeta-diz-site.html